quarta-feira, 23 de maio de 2012

TUDO QUE VC DEVE SABER SOBRE O MOTOCROSS


Nossa a maioria das pessoas que eu conheço não sabe nem o significado de motocross
e quando eu começo a 
falar sobre o esporte eles começam a 
falar como se fosse um esporte de vida ou morte****

O que é o motocross?

Motocross é um esporte radical no qual o praticante usa uma motocicleta especial, conhecida como Enduro, e deve percorrer um determinado circuito fechado no qual enfrenta alguns desafios sobre a motocicleta, como passar por lamaçais, saltar sobre montes de terra, entre outros. Como o motocross pode ser praticado em diversas categorias diferentes, ele é considerado o esporte de moto velocidade mais praticado atualmente.

O motocross é um esporte perigoso?

Todos os esportes que envolvem veículos que atingem altas velocidades apresentam um grau de risco bastante grande. Mas é sempre importante lembrar que o iniciante no esporte levará algum tempo até começar a realmente fazer saltos e correr em circuitos mais perigosos, o que lhe dará tempo para aprender como funciona o esporte e praticá-lo correndo o menor risco possível.

O que é necessário para a prática desse esporte?

Para praticar motocross é necessário muita disposição e um excelente preparo físico, afinal o motocross é um esporte que exige muito esforço e concentra a força nos ombros e braços do praticante. Além disso, os participantes devem estar aptos a carregar todo o equipamento de segurança que é exigido para a prática de motocross, como:
  • Capacete;
  • Colete;
  • Luvas;
  • Botas;
  • Joelheiras;
  • Calça com proteção;
  • Camisa;
  • Protetor de coluna e pescoço;
  • Óculos;
  • Protetor de nariz.

Há restrição de idade para a prática de motocross?

Não há restrições para o início da prática do esporte, mas é importante lembrar que o praticante de motocross precisa de força e altura para pilotar a motocicleta. Apesar de não haver restrições para a prática do esporte, a grande maioria das competições oficiais só aceita participantes maiores de 16 anos.

O que é importante saber antes de iniciar a prática do motocross?

Antes de se iniciar nesse fascinante esporte que é o motociclismo é importante lembrar que há algumas restrições quanto ao tipo das motocicletas que podem ser usadas, assim como o tipo dos pneus que podem ser usados. Também é importante verificar qual a categoria em que se pretende competir, afinal diferentes categorias têm diferentes restrições. Uma dica interessante para quem deseja iniciar na prática desse esporte é procurar clubes ou associações de motocross em sua cidade, afinal elas podem ajudar a esclarecer dúvidas e dar informações interessantes sobre campeonatos e lugares onde praticar o esporte.

Como são feitas as competições de motocross?

As competições de motocross, geralmente, são realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar a 1,5 Km. Essas pistas possuem características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, costelas (sequência de lombadas e pequenos morros) e curvas. As corridas de motocross ocorrem, tradicionalmente, em terreno molhado. As provas são divididas em várias categorias, dentre elas as categorias amadoras e profissionais. Nas provas realizadas pelos profissionais, as baterias podem durar até 20 minutos, e nas baterias amadoras 10 minutos. A sinalização em uma prova de motocross ocorre geralmente por placas ou bandeiras, cada cor de bandeira tem um significado:
  • Bandeira xadrez (ou quadriculada): indica o fim de prova.
  • Bandeira amarela: indica perigo logo a frente. Proibido ultrapassar. Reduza a velocidade.
  • Bandeira listrada em amarelo e vermelho: proibido ultrapassar e saltar. Reduza a velocidade. Acidente particularmente grave.
  • Bandeira azul: Dê passagem (o retardatário) a uma moto mais veloz que quer ultrapassar.
  • Bandeira verde: Pista livre para iniciar processo de largada.
  • Bandeira vermelha: Corrida paralisada devido a problemas meteorológicos ou acidentes particularmente graves impossibilitando a continuação da corrida.
  • Bandeira preta: Desclassificação do piloto ao qual foi indicada.
  • Bandeira branca com cruz vermelha: Equipe medica na pista.
  • Placa Stop and Go: Será indicado na placa o numeral e o tempo de penalização em segundos do piloto a ser cumprido no pit-lane.
(Fonte: Wikipedia).

Como devem ser as motos de motocross?

Geralmente, as motos fabricadas para as competições e práticas do motocross são diferenciadas, no sentido em que possuem geometria e suspensão diferenciadas para resistir às imperfeições dos terrenos. Assim, seus pneus possuem forma diferenciada, para aumentarem a tração das motos nos terrenos molhados. Da mesma forma, os motores são específicos para este fim, podendo variar de 2T e 4T.

Quais são as diferenças entre motores 2T e 4T?

Os motores do tipo 2T foram muito utilizados há algumas décadas, devido à facilidade de manutenção e à pouca tecnologia existente na época. Esses motores, naquele tempo, ofereciam alto torque em baixa e média rotação, se tornando desatualizado com a chegada dos motores 4T. Este último tipo é mais moderno, possuindo alta tecnologia, e sendo projetado para oferecer a máxima potência possível através da ampla faixa de torque em média e alta rotação.

Fotos


Nenhum comentário: