terça-feira, 20 de maio de 2014

A Onda



O filme  “ A onda “ dirigido por Dennis Gansel,conta a historia de um professor que da aula de autocracia que  para ampliar o seu ensino, faz um governo fascista, que foge dos seus limites, baseado em uma historia real. “A onda “ é um filme que propõe um ótimo tema para ser discutido entre as pessoas sobre a alienação, fascismo, e nazismo. Na Wikipédia podemos achar um conteúdo muito bem elaborado sobre este assunto. Um trecho: “O fascismo vê a violência política, a guerra, e o imperialismo como meios para alcançar o rejuvenescimento nacional e afirma que as nações e raças consideradas superiores devem obter espaço deslocando ou eliminando aquelas consideradas fracas ou inferiores,  como no caso da prática fascista modelada pelo nazismo.  
Com esse trecho podemos perceber que nazismo e fascismo são ideias muito parecidas, a eliminação das nações contra o movimento seguido e sem nenhum respeito ao próximo, sua liberdade de escolha é eliminada, seus componentes respeitam um líder que neste caso podemos dizer que é a porta voz do grupo, sem contar que o racismo é uma atitude comum entre eles.
Se você procurar na internet a teoria de nazismo com certeza você vai encontrar vários pensamentos, achei mais seguro procurar na Wikipédia onde encontrei a seguinte frase que descreve o que eu quero passar:O nazismo pode ser considerado uma forma extrema de fascismo, muitas vezes chamado de nazifascismo. Os vários tipos de fascismos se identificam como antissocialistas.” Quando ouvimos a palavras socialismo já pensamos rapidamente em marxismo, que logo em seguinte lembramos comunismo que significa uma sociedade igualitária, o que Karl Marx pregava. Já Adolf Hitler (líder nazista), tinha uma ideia ao contraria de Marx, ele pregava que as pessoas poderiam ter quantas terras e usinas que quiserem porém suas ações e atitudes eram ele quem decidia, e outra forma de pensar muito importante era a ideia de raça, ou seja, as pessoas que tinham uma “raça pura “ eram melhores do que os mestiços, diziam que eram inferiores.
Enfim, o filme é ótimo e eu espero que você leitor assista o filme, e tenha a curiosidade como eu tive sobre este assunto tão complexo e com opiniões tão diferentes.
               19/05/2014 ás 20:52, Belo Horizonte
Ana Flávia G.

Assistam vocês vão gostar !





2 comentários:

Anônimo disse...

Esse filme é uma ótima pedida para os professores de História.
Valeu pela dica!

Anônimo disse...

A Menina que roubava livros tbm é uma ótima pedida.